sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Segurança Pública nas Fronteiras é tema de simpósio no Chuí



Airton Michels abriu o seminário que prossegue até o dia 25
Airton Michels abriu o seminário que prossegue até o dia 25



Realizar discussões locais sobre segurança pública na faixa de fronteira é o tema do I Simpósio de Segurança Pública e I Encontro de Diretrizes de Política de Pessoal nas Fronteiras, que acontece durante os dias 23 e 25, no município do Chuí. O encontro, organizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), tem a participação da comunidade local e dos municípios vizinhos para debater as estratégias da segurança nos mais de 16 mil quilômetros de fronteiras no Brasil e combater a criminalidade. 

Durante a cerimônia de abertura, o titular da SSP, Airton Michels, ressaltou que a relação entre as polícias brasileiras com as do Uruguai e Argentina são muito boas e antigas e já convivem há quase cem anos. "Agora, precisamos evoluir e formalizar essas relações para enfrentar a criminalidade em nossos países. Esse evento tem como objetivo proporcionar uma visão material da realidade das fronteiras, por isso são realizados nas cidades de fronteira", disse Michels.

Para o prefeito do Chuí, Hamilton Silverio Lima, a partir do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) implantado pelo Governo do Estado a organização e planejamento de segurança no município melhorou. "Hoje é visível que os assuntos de fronteira são de extrema importância para o Rio Grande do Sul, o Estado que possui o maior número de pessoas que vivem em área de fronteira", disse. Segundo Silverio Lima, prefeitos de pequenos precisam de atenção, já que sozinhos não conseguem controlar o tráfego intenso de pessoas. 

O coordenador do RS na Paz e da executiva do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), delegado Carlos Roberto Santana, ressaltou que os assuntos de fronteira estão ligados diretamente a segurança pública, mas principalmente a todas as áreas de desenvolvimento do Estado. "O município do Chuí é o ponto mais ao Sul do território brasileiro. Atualmente 30% da população gaúcha vive em área de fronteira", destacou.
O Simpósio faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras, lançado em 8 de junho de 2011. As ações são baseadas na inteligência e na atuação conjunta da Força Nacional e das polícias Federal e Rodoviária Federal, que compõem a Operação Sentinela. Além disso, também há integração com as Forças Armadas (Ministério da Defesa), responsáveis pela Operação Ágata.
Texto: Daiana Roldão e Alexandra Saraiva
Foto: Édipo Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário