quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Seminário dá a largada para a qualificação de gestores e profissionais para a Copa 2014

O seminário “O Rio Grande do Sul entra em campo para a Copa 2014” que aconteceu nesta terça-feira, 06/12, no Centro de Eventos Arthur Dallegrave,  marcou o lançamento oficial do Programa Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014 promovido pelo Governo do Estado por meio da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos. O programa é desenvolvido pela Rede Escola de Governo em parceria com a Universidade Feevale e prevê, além deste, a realização de seminários regionais e mais de 60 ações educativas relacionadas ao tema. Santo Ângelo, Bento Gonçalves, Bagé, Uruguaiana, Osório e Pelotas estão entre as cidades que receberão as atividades nos próximos meses. O encontro procurou levantar possibilidades de resposta para a indagação "de que forma você poderá aproveitar as oportunidades que a Copa do Mundo trará ao Rio Grande do Sul?”. Cerca de 300 pessoas representando mais de 40 cidades participaram do evento.
“A partir de hoje queremos provar que a Copa pode deixar um legado aos servidores e aos gestores públicos no que se refere ao aprimoramento da metodologia do conhecimento. Que possamos, a partir de agora, aumentar a capacidade do Estado, que já recebe inúmeros eventos. Primeiro aumentar a capacidade de recebê-los e conduzi-los, mas também que esses eventos repercutam positivamente para todos os cidadãos do nosso Estado e que esses conhecimentos e metodologias possam ser distribuídos a todos os municípios. Não é possível pensar em desenvolvimento sem que se tenha um recuperação da capacidade de ação do Estado”, salienta o diretor-presidente da FDRH, Jorge Branco.
A coordenadora da Divisão de Ensino e Pesquisa da FDRH Dra. Liana Borges lembrou que a Rede Escola de Governo é configurada na perspectiva de uma formação humanística e constituída com base em três esferas: Estado e Democracia, Estado e Sociedade Civil e Estado e Desenvolvimento Sustentável.
Durante o painel da manhã, o presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, João Luiz dos Santos Moreira falou sobre os impactos dos mega eventos nas comunidades abordando temas correlatos como turismo, desenvolvimento, negócios e tendências. Atuando no segmento de captação de eventos e promoção dos destinos, Moreira avalia o cenário atual. Para ela a Copa trouxe um choque de realidade.”Não temos infraestrutura aeroviária, viária, rodoviária, portuária. Não temos telefone, mobilidade e acessibilidade. Não temos nada. Tomamos um choque de cultura e necessidade e estamos correndo para fazer obras que já poderiam ter sido feitas há 30 anos. O turismo de eventos é uma indústria que mexe com 60 milhões de pessoas ao ano no Brasil”
O negócio Copa e um bate-papo descontraído com a imprensa foram os temas da tarde
A abertura oficial aconteceu no início da tarde e contou com as presenças do Diretor-Presidente da FDRH, Jorge Branco, do Secretário do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, da Secretaria de Turismo, Abgail Pereira, do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, do reitor da Universidade Feevale, Ramon Cunha, do secretário-adjunto municipal da Secretaria Extraordinária da Copa 2014, José Mocellin, e do representante da Famurs, Antônio Naval, além de autoridades de diversas cidades do estado.
A Secretária do Turismo Abgail Pereira salientou que a secretaria norteia suas ações pensando no pós-Copa e para isso tem dado ênfase em quatro eixos de trabalho: infraestrutura, qualificação, hospitalidade e promoção do Estado como destino turístico.
Durante a tarde, o Presidente do Comitê executivo para a Copa Carlos Eugênio Simon falou a cerca do negócio Copa. Os jornalistas esportivos Hiltor Mombach, José Alberto Andrade, Luiz Zini Pires, Martin Behrend e Ribeiro Neto contribuíram com suas experiências em Copa do Mundo trazendo um olhar de quem vivenciou as peculiaridades de cada mundial. O preparador físico Paulo Paixão encerrou a tarde contando as curiosidades dos bastidores dos mundiais.
Estiveram presentes a também Diretora de Educação e Formação da FDRH, Sandra Bitencourt, a Diretora Administrativo Financeira, Astrid Schuster, e o Diretor de Desenvolvimento Institucional, Cláudio Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário