domingo, 4 de dezembro de 2011

Cédulas Manchadas: produto de roubo

Compartilhado do Blog do HAM
Você alguma vez teve em suas mãos cédulas de real velhas, estragadas, remendadas, rabiscadas de caneta (com número de telefones ou palavrões) ou até mesmo pintadas? Eu já, inclusive pintada. Percebi essa semana, ao assistir a uma reportagem sobre esse crime que é a nova onda do momento, depois da saidinha bancária: explosão de caixas eletrônicos.

Grande quantidades de dinheiro fácil (em torno de 60 mil reais) estão geralmente disponíveis não somente dentro de agências bancárias. Cerca de 40 mil caixas eletrônicos estão localizados também em pontos comerciais como postos de gasolina, supermercados e mercadinhos, farmácias, faculdades e shopping centers etc. Hole em dia, é difícil não encontrar um caixa 24 horas na esquina mais próxima.

Mas, o produto do roubo aos caixas rápidos é marcado. Se você tem uma nota de real manchada de rosa nas bordas, esse dinheiro foi produto de roubo. O QUE FAZER NESSES CASOS? Em minha opinião, podemos pensar em duas regras básicas:

REGRA #1 - Não aceite a nota, embora diga-se por aí que a nota continue valendo de conforme o Banco Central (contraditório isso, não?).

REGRA #2 - Caso você tenha percebido que recebeu uma nota manchada, você deve ir a uma agência bancária para efetuar a troca, onde terá que se identificar e deixar a nota para ser analisada e posteriormente ressarcida. Porém, isso pode ser um processo demorado. Por isso, lembre-se da REGRA #1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário