quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

DOENÇAS DE PELE: Dermatologista dá dicas de como evitar micoses no verão

29/12/2011
/REPÓRTER: Com a chegada do verão, algumas doenças acabam aparecendo, como as micoses e o bicho geográfico. Nas praias muita gente passa o dia inteiro com a mesma roupa de banho úmida, e isso acaba aumentando os riscos de desenvolver doenças relacionadas à pele, como as irritações causadas por fungos. De acordo com o dermatologista do Grupo Hospitalar Conceição, Paulo Andrade, esses parasitas muitas vezes são oportunistas e se instalam em regiões do corpo que já apresentam algum tipo de irritação. Ele explica quais os locais onde as doenças são mais frequentes.

TEC/SONORA: dermatologista do Grupo Hospitalar Conceição, Paulo Andrade
"Regiões inguinais, que são as virílias, a região dos pés, a planta dos pés, são zonas até mais freqüentes de surgir. Além disso em praias, em ambientes coletivos há probabilidade maior de se adquirir em função de que as pessoas estão mais expostas por contaminação na própria natureza."

LOC/REPÓRTER: Segundo o especialista, as doenças de pele podem ser transmitidas por contato, mas o risco é baixo. Ele dá dicas do que fazer para evitar o incômodo.

TEC/SONORA: dermatologista do Grupo Hospitalar Conceição, Paulo Andrade
"Então a recomendação é que este tipo de roupa que seja trocada assim que possível. A pessoa se banha com sabonete suave, neutro, enxaguando sempre muito bem a pele. Usar o indicado em época de verão, roupas de tecido de algodão, é um tecido que não é irritante para a pele, absorve suor, e também os pés manter mais arejados porque é uma época que sua muito para pessoas que andam calçadas o dia inteiro."

LOC/REPÓRTER: O dermatologista Paulo Andrade afirma ainda que existem dois tipos de tratamentos, os de uso local, em formas de cremes e loções e  medicamentos por meio de xaropes. Segundo ele, se tratados no início, os problemas são facilmente solucionados com os cremes e loções.

Reportagem: Amanda Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário