quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Convênio entre FDRH e SEL garante investimento de R$ 3 milhões para a formação de recursos humanos para a Copa de 2014

A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos assinou nesta quarta-feira (30) convênio com a Secretaria do Esporte e do Lazer do RS para promover a qualificação de cinco mil pessoas para a Copa do Mundo de 2014. O programa de formação terá 140 horas e será realizado pela modalidade de ensino a distância.  Servidores públicos, agentes da sociedade civil e profissionais envolvidos com o evento terão acesso a cinco módulos que tratam de temas como “O contexto da Copa do Mundo Fifa 2014”, “O Marco Legal e a Economia da Copa do Mundo”, “Introdução aos Idiomas Espanhol e Inglês”, “Sociabilidade e Relações Humanas” e, também, um módulo específico que será definido por área de atuação. O investimento é da ordem de R$ 3 milhões.
Para o diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Jorge Branco, um dos importantes elementos que revelam a importância que o governo dá ao tema e com o qual a FDRH pode contribuir se refere à formação. “Podemos transformar o tema da Copa do Mundo também em um aprendizado para os gestores públicos. O Estado tem potencial para atrair grandes eventos. Porto Alegre é a capital do Fórum Social Mundial. Podemos transformar o Rio Grande do Sul criando um conjunto de especialistas nos municípios, nas cadeias produtivas e no próprio governo. Queremos capacitar profissionais para captar, gerenciar e executar grandes eventos, tanto no setor público como na iniciativa privada. Este é um grande legado”, salienta Branco.
O secretário do Esporte e do Lazer Kalil Sehbe salientou a importância da parceria. “Estamos cumprindo a coalizão e a transversalidade de governo. Nós, a FDRH, as Câmaras Temáticas e o Comitê Gestor da Copa queremos qualificar recursos humanos interna e externamente. Queremos fazer com que nossa gente busque conhecimento e depois compartilhe e, para isso, estamos usando ferramentas da tecnologia da informação. A modalidade EAD oportuniza que mais pessoas possam participar.”
O ex-árbitro da FIFA e coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa do Mundo 2014 Carlos Simon considera a formação de profissionais a mais importante herança que será deixada pelo evento. “Muitos falam no legado material, mas a formação dos cidadãos será permanente. Este é um momento oportuno e feliz. Este convênio permitirá aos gaúchos que tenham condições de realizar suas funções com mais competência.”
Estiveram presentes também a Diretora de Educação e Formação, Sandra Bitencourt, e o Coordenador da Assessoria Jurídica da Instituição, Luis Alberto da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário