sábado, 24 de novembro de 2012

RS na Paz é tema do programa de TV RS Mais desta semana


22 de Novembro de 2012 às
r
Programa da Secretaria da Segurança Pública será mostrado no RS Mais desta sexta-feira (23)
Programa da Secretaria da Segurança Pública será mostrado no RS Mais desta sexta-feira (23)
O programa RS Mais desta sexta-feira (23) apresenta as iniciativas desenvolvidas pelo projeto RS na Paz na comunidade da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A ação do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com demais órgãos da Administração, tem como objetivo reduzir dos índices de criminalidade nas comunidades mais vulneráveis à violência. O RS Mais é produzido pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e veiculado nos canais de sinal aberto de televisão no Rio Grande do Sul. 

A experiência do jovem Luan Martins Cardoso, que faz aulas de informática a partir do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, é abordado no programa, assim como o aumento do efetivo policial, que atualmente é de 2.523 PMs, 776 Policiais Civis e 947 servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). 

Já foram implantados no Estado oito Territórios da Paz, sendo quatro em Porto Alegre, nos bairros Lomba do Pinheiro, Restinga, Rubem Berta e Santa Tereza, e quatro no Interior: Canoas, no bairro Guajuviras; Vacaria (oito bairros); e Passo Fundo, nos bairros Zácchia e Integração. 

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, as políticas de segurança pública sempre necessitam de algum tempo para que os resultados comecem a aparecer. "Nos Territórios da Paz, a iniciativa do Governo é reforçar o policiamento e, ao mesmo tempo, implantar ações sociais que atendam às necessidades da população. As pessoas sentem-se mais seguras, e os jovens têm acesso à prática de esportes, aprendizado de uma profissão, e a espaços para atividades de lazer e cultura", afirma. "É o Estado trabalhando para garantir direitos essenciais". 

O RS na Paz é uma política pública de segurança com cidadania baseada no diálogo entre ações sociais e policiais. O objetivo final é a redução do número de homicídios. O foco está nos jovens entre 12 e 24 anos, faixa etária em que é possível trabalhar a prevenção do uso e dependência de drogas e o envolvimento com o tráfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário