domingo, 27 de maio de 2012

Detroit Cidade Automobilistica

Maior cidade do estado de Michigan, localizada na fronteira entre os estados Unidos e o Canadá, Detroit viveu o auge e a decadência da indústria automotiva Americana, e esse senário contraditório não aconteceu só na ultima crise vivida em 2008, mas faz parte da história da cidade. Sede da General Motors, Chrysler e Ford a cidade se tornou no inicio do século passado o principal centro automotivo do mundo, no inicio dos anos 50 entretanto com a chegada das indústrias Japonesas começou a mudar este quadro. A concorrência com modelos de origem Asiática provocou uma crise nos Estados Unidos e isso fez com que muitas pessoas perdessem os empregos, o provocou que acabassem mudando para os subúrbios.
Aos poucos a cidade foi se tornando vazia com diversas casas abandonadas e passou a registrar os maiores índices de violência do país, e essa impressão de cidade fantasma se da principalmente no inverno quando é possível caminhar pelas ruas sem encontrar ninguém ou qualquer estabelecimento aberto. Quem é apaixonado por carros, entretanto ainda restam diversas atrações para conhecer a história da indústria automobilística, nas imediações da cidade esta situada a famosa mansão de Henri Ford, fundador da montadora que leva o seu nome, nos auges tempos a mansão chegou a ter até 60 empregados. Além da enorme casa o pioneiro da indústria automotiva também da nome a um museu que também abriga inúmeros carros e aviões além das linhas de veículos que fizeram a história do mercado automotivo.

Também fazem parte da exposição os carros presidenciais, trailers e lanchonetes dos anos 50 e ícones como Thunderbird, Mustang e Camaro. A cerca de 40 minutos de Detroit a outra residência que vale a pena ser visita, a casa que pertenceu a Matilda Dodge Wilson tem 110 cômodos, ainda hoje Detroit vive as consequências das crises do século passado e em 2008 e tenta sobreviver de outras formas como a partir da agricultura o que não pode se negar então é a áurea automotiva que cerca a cidade. Afinal foi a partir de lá que Ford, Cadilaque, Chrysler são exemplos de nomes que você não vai encontrar só nas carrocerias dos automóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário