quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O impacto financeiro da Copa 2014 será de 183 bilhões ao PIB do Brasil até 2019.

Reportagem do Portal da Copa - Site do Governo Federal

O trabalho que levou à consolidação desses dados foi realizado pela empresa Value Partners Brasil Ltda, contratada por licitação pelo Ministério do Esporte.
As ferramentas adotadas para cálculo do impacto econômico direto e indireto na economia brasileira partem de metodologias internacionalmente adotadas
Foram considerados investimentos para a Copa tanto aqueles que decorrerão exclusivamente do evento (estádios, por exemplo) como aqueles que terão a implementação acelerada/adiantada (como aeroportos). Tal conceito também foi adotado na avaliação de impacto econômico da Copa em outros países, conferindo a esse estudo uma comparabilidade com análises anteriores.
Tal hipótese, no entanto, não torna uniforme o perímetro de áreas de infraestrutura consideradas, uma vez que a prioridade de investimentos em cada governo é diferente em cada Copa. A Alemanha, por exemplo, priorizou investimentos na malha rodoviária para o Mundial de 2006. No Brasil, esse segmento não foi definido como prioritário.
Para os investimentos em infraestrutura, o estudo tem por base projeções econômicas a partir de:
Projetos e linhas de financiamento formalizadas até 28/02/2010 (mobilidade urbana, estádios e hotelaria);
Estimativas internas de governo para projetos em elaboração, mas não formalizados (aeroportos e portos)
Estimativas de mercado ajustadas para as demais áreas de intervenção (Segurança, TI, Telecomunicações e outros)
Para projeções da movimentação de turistas, o estudo tem por base estimativas feitas pelos técnicos com base na harmonização de duas metodologias:
Estimativa a partir dos dados elementares de movimentação turística em jogos e fan fests (abordagem “bottom-up”)
Estimativa a partir de referências internacionais aplicadas às projeções globais de turismo no Brasil (abordagem “top-down”).
Data de Postagem neste Blog: 10/11/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário