segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Snowden aceitaria asilo, mas não em troca de informação

Em entrevista ao programa Fantástico, o ex-analista da CIA disse que nunca irá trocar informações secretas por asilo no Brasil.

 

 Ativistas fazem protesto pedindo a Dilma que conceda asilo a Snowden: "se o governo brasileiro quiser defender os direitos humanos, será uma honra para mim fazer parte disso", disse Snowden.

 

 

Brasília - O ex-analista da inteligência americana Edward Snowden afirmou que aceitaria asilo no Brasil, mas o rejeitaria se fosse em troca de informação sobre o programa deespionagem americano, afirmou no domingo o programa "Fantástico" da Rede Globo.
Perguntado sobre se aceitaria asilo de Brasília, Snowden respondeu: "Claro! Se o governo brasileiro quiser defender os direitos humanos, será uma honra para mim fazer parte disso".
Mas o ex-analista negou condicionar a entrega de dados à concessão de refúgio: "Nunca vou trocar informações por asilo, e não acredito que o governo brasileiro faria isso".
O programa da Rede Globo disse ter entrevistado o ex-analista por e-mail através de seu advogado em Nova York, para evitar interceptações, e divulgou seu conteúdo na internet.
Primeiro passo importante da Casa Branca
O ex-analista americano, asilado temporariamente na Rússia até agosto, também comentou as conclusões de um painel de especialistas convocado pela Casa Branca, que recomendou nesta semana reduzir o poder da Agência de Segurança Nacional americana (NSA, em inglês) ao advertir que sua espionagem em massa foi muito longe.
Snowden declarou que as conclusões dos especialistas não são, de nenhuma maneira, suficientes, mas reconheceu que "é um início e dar este primeiro passo é importante".

Nenhum comentário:

Postar um comentário