segunda-feira, 9 de julho de 2012

Seminário propõe a consolidação de ações para o desenvolvimento da região da fronteira


A Assessoria  Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado promove, no dia 23 de julho, seminário para formatação do Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Rio Grande do Sul (PDIF/RS). O objetivo é consolidar as ações estratégicas para as demandas da região por meio de um trabalho conjunto entre governo, universidades e instituições de ensino e sociedade civil.
O seminário é direcionado a todas as Secretarias de Estado e órgãos vinculados, bem como a prefeituras, universidades, instituições de ensino, representantes dos países vizinhos e sociedade em geral. As inscrições devem ser feitas através do Portal da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais na internet, no linkhttp://www.relinter.rs.gov.br/inscricoes. O encontro será em Porto Alegre, no anfiteatro da Escola de Engenharia Civil da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, nº 99), das 9h às 18h.
O debate será organizado em grupos de trabalho, a partir dos seis eixos estratégicos já definidos: infraestrutura e desenvolvimento sustentável; promoção do crescimento econômico; combate à pobreza, desenvolvimento social e políticas de apoio à agricultura familiar; integração territorial, políticas de fronteira e segurança pública; integração entre os povos e fortalecimento institucional do território. 

O seminário contará com a apresentação da versão preliminar do PDIF/RS,  disponível para consulta e construída pela Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais em parceria com a Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag), Gabinete do Vice-Governador, Casa Civil e Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas. Os participantes poderão debater programas já elencados no plano e agregar novas propostas. 

A versão final do PDIF/RS deverá ser apresentada ao Ministério da Integração Nacional no fim do mês de julho, quando será avaliada a possibilidade de inserção no Orçamento 2013 do Governo Federal para o recebimento de recursos. 

Texto: Assessoria de Relações Internacionais 
Edição: Redação Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário