terça-feira, 19 de junho de 2012

Reunião debate instalação da Central de Comando e Controle para Copa 2014

18 de Junho de 2012 às 14h15min
Diretores apresentaram o projeto do Centro Integrado que será instalado na Secretaria de Segurança
Diretores apresentaram o projeto do Centro Integrado que será instalado na Secretaria de Segurança
Uma comitiva formada por integrantes da Secretaria Extraordinária de 
Segurança para Grandes Eventos (Sesg) do Governo Federal esteve na Secretaria da Segurança Pública, nesta segunda-feira (18), para tratar da instalação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para a Copa do Mundo 2014. 

Durante o encontro, os diretores de Logística da Sesg, Jorge Oliveira e Marcelo 
Martins, e o diretor de Operações, Antônio Edgar, apresentaram o projeto do Centro Integrado, que será instalado na Secretaria de Segurança. A comitiva ficará até quinta-feira no Rio Grande do Sul para conhecer as tecnologias existentes, criar um canal de comunicação entre as instituições e especificar as tecnologias a serem adquiridas pela Sesg. 

Oliveira explicou que haverá um CICC nacional em Brasília, um nacional reserva no Rio de Janeiro, um regional em cada estado, um local, nos estádios, e também centros móveis, em ônibus ou caminhões. Além disso, o diretor destacou os eixos do plano de segurança: integração de instituições e sistemas; segurança de fronteiras; inteligência e segurança do evento. "Viemos para entregar soluções e trabalhos", disse, ressaltando que a integração das forças ficarão como legado para o Estado. 

Na reunião, o diretor do Departamento de Gestão Estratégica Operacional da SSP, coronel Atamar Cabreira, apresentou a estrutura e o funcionamento atual do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP). 

A Sesg é formada por policiais de diversos estados para cuidar da segurança na Copa das Confederações, em 2013, no Brasil, na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013, na Copa do Mundo, em 2014, e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A comitiva está visitando as cidades-sedes da Copa, durante cinco semanas, para montar os Termos de Referência que cabe à União adquirir para ceder aos Estados. 

A reunião teve a presença de representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil do Estado, do Detran, da Infraero, da Polícia Rodoviária Federal, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), do Instituto-Geral de Periciais, da Superintendência de Portos e Hidrovia (SPH) e do Sport Club Internacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário