sexta-feira, 22 de junho de 2012

Susepe e Sesi formam 95 detentos de Charqueadas no programa Cozinha Brasil


22/06/2012
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizaram o programa Cozinha Brasil em Charqueadas. Os cursos de educação alimentar foram ministrados para 95 detentos de unidades prisionais do município e para mais 31 pessoas do bairro Cruz de Malta. Na quinta-feira (21), foram entregues os certificados aos participantes na comunidade e na ala feminina da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas.
Os detentos do regime semiaberto da Colonia Penal Agrícola e do Instituto Penal de Charqueadas, num total de 28, tiveram as aulas na sede da Associação dos Moradores do bairro Cruz de Malta, enquanto 67 apenadas do regime fechado fizeram os cursos na unidade móvel do Sesi no pátio da penitenciária. O programa, além de ensinar práticas mais saudáveis e fáceis no preparo de alimentos, também possibilita uma economia de 30% nos ingredientes.
Segundo a diretora do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Ivarlete de França, o programa contribui para a inserção social. "Com os conhecimentos adquiridos, os detentos podem ter uma nova profissão quando estiverem em liberdade".
A responsável pela execução do projeto na Susepe, a nutricionista Cintia Toscan, avalia que a iniciativa é de extrema importância, pois ensina à população maneiras econômicas e saudáveis de se alimentar.
A apenada A.S., da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas, classificou o curso como uma nova perspectiva de vida. "Quando sair do presídio pretendo abrir um bar", assegurou.
O que é o Cozinha Brasil
O Programa Cozinha Brasil tem como objetivos trabalhar junto à população carcerária e a comunidade, conceitos de educação alimentar, saúde, qualidade de vida, de forma a participar do processo de ressocialização dos apenados. Utilizando unidades móveis adaptadas, com cozinhas experimentais, nutricionistas ensinam à população como preparar receitas de baixo custo e alto valor nutritivo, aproveitando alimentos de forma integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário