terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Plano Nacional de Segurança - Estado e Prefeitura de Porto Alegre alinham agenda conjunta para o Plano Nacional de Segurança



O governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre trabalharão integrados visando potencializar as ações na área da Segurança Pública. Nesta segunda-feira (23), o secretário Cezar Schirmer e o prefeito Nelson Marchezan Jr. tiveram o primeiro encontro, tendo como pauta o alinhamento das ações conjuntas e a construção de uma agenda integrada para a execução do Plano Nacional de Segurança na capital.
Porto Alegre é uma das três cidades escolhidas pelo governo federal para servir de piloto ao plano. Os trabalhos, que se iniciam em 15 de fevereiro, terão a participação dos órgãos federais, estaduais e municipais. Na capital, terão como foco a redução dos índices de homicídio e o combate à violência doméstica. "Não há como iniciar o trabalho sem este diálogo prévio. Porto Alegre necessita de políticas específicas e ações emergenciais, em curto, médio e longo prazo", ressaltou o secretário.
As operações serão balizadas pelo trabalho do Núcleo Federal de Inteligência, que será instalado no RS no próximo mês. O núcleo vai fazer uma análise voltada à realidade local e dará subsídio às ações de campo. Schirmer reiterou a satisfação em contar com esta ferramenta, destacando que "o crime organizado possui esse nome devido à estrutura que mobiliza em torno de sua atividade ilegal".
Para melhor aproveitamento dos resultados, será composto um grupo de trabalho entre Estado e prefeitura, para relacionar as prioridades imediatas e projetar iniciativas futuras. "Não há limites para a cooperação com a SSP. Não queremos invadir nenhuma competência policial, seja do Estado ou da União; queremos somar", garantiu Marchezan.
O grupo inicia suas atividades nesta terça-feira (24), com a primeira reunião de trabalho. A intenção é que seja definida uma pauta antes do início das ações do plano. “Temos uma estrutura tecnológica consistente e vamos oferecer todo o aparato disponível para dar respaldo às polícias. Será com essa estrutura, que inclui cabeamento de fibra ótica, sistema de rádio digital, capacidade de coleta de dados e de informações que iremos contribuir para vencermos, juntos, a criminalidade”, salientou o prefeito.
Participaram do encontro o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal'Lago; o chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt; o subcomandante de BM, coronel Mario Yukio Ikeda; o comandante do Policiamento da Capital, tenente coronel Jefferson de Barros Jacques; o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Fábio Motta Lopes; e o diretor da Delegacia de Roubos do DEIC, delegado Joel Wagner.
Pela prefeitura, estiveram presentes o secretário municipal de Segurança, Kleber Senisse; a secretária-adjunta, Cláudia Crusius; o comandante da Guarda Municipal, Luiz Antônio Pithan; o presidente em exercício da Procempa, Michel Costa; o diretor presidente da EPTC, Marcelo Soletti de Oiveira; e os secretários municipais de Relações Institucionais, Kevin Krieger; de Infraestrutura e Mobilidade, Elizandro Sabino; e de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.
Texto: Claiton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário