sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

ACISP Academia Integrada de Segurança Pública capacita profissionais para o policiamento comunitário e cidadão


Foi realizada nesta sexta-feira (11/12), na Academia Integrada de Segurança Pública (ACISP), a formatura da 1ª Edição do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, com carga de 80 horas aula, e da 1ª Edição do Curso de Polícia Cidadã e Mediações – Aspectos Doutrinários composto de 40 horas aula. Os cursos capacitam profissionais de segurança pública do Plano Nacional de Segurança e sua realização é considerada sedimentada em todo território nacional, funcionando como verdadeiro fio condutor da mobilização social e estatal em prol da segurança pública de qualidade.
Ambos os cursos são agregados e dão início à formação continuada dos servidores estaduais e municipais, no contexto do Programa de Oportunidades e Direitos (POD). O objetivo do programa é reduzir a criminalidade infantojuvenil (de 15 a 24 anos) e diminuir a evasão escolar, através de um grande conjuntos de iniciativas nos municípios de Alvorada, Porto Alegre e Viamão, em regiões de grande vulnerabilidade social. A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria entre a Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a partir de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A capacitação propicia aos participantes conhecimentos multidisciplinares capazes de desenvolver aptidões cognitivas e comportamentais na adoção da temática específica de polícia comunitária e no co-gerenciamento da gestão da segurança local. Outros conhecimentos adquiridos no curso são capazes de estimular resultados desencadeadores de mudanças de performances do profissional da segurança pública, tendo como consequência a evolução para a filosofia e estratégia de polícia comunitária.
No Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, formaram-se 26 servidores da Brigada militar, Polícia Civil e Guarda municipal de Porto Alegre. No Curso de Polícia Cidadã e Mediações – Aspectos Doutrinários foram capacitados 27 profissionais das mesmas instituições, contando ainda com um servidor da Guarda Municipal de Alvorada.
Participaram da solenidade a secretária Adjunta da SJDH, Maria Elizabeth Rosa Pereira; o Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Alfeu Freitas Moreira; o comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Mario Yuko Ikeda; o coordenador geral do Escritório de Projetos do Programa POD/BID no RS, Aldo Peres; o secretário de Segurança de Porto Alegre, José Freitas; o diretor do Departamento de Ensino e Treinamento da SSP, tenente-coronel André Luiz Nickele Cordova; o diretor adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicações da SSP, Major Rubinei Ricardo Da Silva Jr; a diretora adjunta do Departamento de Ensino e Treinamento, delegada Eliete Matias Rodrigues; o diretor da Divisão de Assessoramento Especial da Polícia Civil, delegado Felipe Farias Borba; o diretor da Escola de Serviço Penitenciário, João Eduardo Quevedo Reymunde; e a chefe adjunta da Divisão de Ensino e Treinamento do IGP, Dayse Rosa De Farias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário