quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Valor do IPVA 2015 cai 3,1% no Rio Grande do Sul.


Descontos para motoristas sem multa podem chegar a 27,2% para quem pagar até janeiro.


O IPVA de 2015 vai ficar mais barato para o motorista gaúcho. Na média, o valor do imposto caiu 3,1% em comparação com 2014. Isso porque a base de cálculo é o preço médio do veículo no mercado, que registrou queda neste ano, segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) fez o anúncio na tarde desta segunda-feira.
O motorista que cumprir todas as exigências vai ter desconto de 27,2% no IPVAem 2015. Para isso, o contribuinte deve pagar o tributo até 2 de janeiro, o que o livra da correção inflacionária de 6,7%. Ao pagar nesse prazo, ele também se beneficia do desconto de 3%, que vale para quem quitar o imposto até 30 de janeiro.  
Além disso, ainda é possível ter o abatimento do programa Bom Cidadão (basta apresentar 100 notas fiscais gaúchas), que chega a 5%. Se não teve multa nos dois anos anteriores, o condutor ainda ganha mais 15% de desconto, dentro do programa Bom Motorista. O IPVA pode ser pago a partir desta quarta-feira (17 de dezembro).

Embora a soma dos descontos máximos seja de 29,7%, a Sefaz explica que os benefícios são abatidos de maneira escalonada sobre o valor do IPVA. Por isso, a soma cumulativa desses percentuais não corresponde ao máximo de desconto que o cidadão pode conquistar. Na prática, por serem cobrados separadamente, os descontos podem chegar ao máximo de 27,2% do total cobrado pelo imposto, devido a questões tributárias. 

Consulte o valor do IPVA de seu veículo
Quem pagar o IPVA em fevereiro vai ter desconto de 2%. Em março, o percentual cai para 1%. A partir de abril, não há mais redução no valor. Para conferir o vencimento do seu imposto e mais detalhes sobre os descontos, procure o número de sua placa no calendário divulgado pelo Sefaz. 
Para 2015, a expectativa de arrecadação com o IPVA é de R$ 2,38 bilhões, vindos de 3,7 milhões de carros que pagam o tributo no Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário