sábado, 5 de janeiro de 2013

Como funcionam os sistemas operacionais dos celulares?


Celulares e sistemas operacionais


Orkut3  49  17 
 
O sistema operacional nos celulares é um programa que gerencia e controla as funções do aparelho. Para isso, ele utiliza estratégias como as multifunções, a proteção de memória e as multitarefas. Assim, ele mantém os processos funcionando ao mesmo tempo sem a necessidade de um espaço de memória maior ou sem afetar um ou outro recurso.
Sistemas Operacionais
A primeira geração de celulares, conhecida como 1G, permitia somente a comunicação por voz e era feita em aparelhos analógicos, com aqueles modelos carinhosamente apelidados de "tijolão". Com a segunda geração, as coisas melhoraram bastante. Esta geração, inclusive, é ainda muito utilizada hoje em dia, apesar da "invasão" de celulares 3G (terceira geração) no mercado.
Com os celulares de segunda geração (2G), além de falar é possível transmitir digitalmente outros dados. Com eles, podemos enviar mensagens de texto (SMS) e até acessar a internet. A terceira geração (3G) surgiu com um pacote de transmissão de dados ainda mais eficiente e rápida que a anterior. Esse novo serviço nos oferece ótima qualidade na transmissão de voz, com bem menos barulhos e interferência. A terceira geração também oferece suporte a diversos conteúdos multimídia e você pode transmitir vídeos, imagens, jogos e arquivos de música.
Com a explosão da internet e a chegada desta opção aos aparelhos de telefonia móvel, as empresas trataram logo de desenvolver sistemas para esses telefones.
A maior vantagem desses sistemas operacionais para celulares é que os aplicativos foram criados a partir de opções já existentes e em operação na internet, sem que fosse necessária a implementação especificamente nos aparelhos e disponibilizando novas versões online.
Sendo assim, o dono do telefone e usuário do sistema pode acessar a versão mais recente a qualquer hora, de qualquer lugar, utilizando apenas o seu aparelho móvel, necessitando somente de um servidor para isso.
Atualmente, os sistemas operacionais que fazem parte do mercado de telefonia móvel do Brasil são: Windows MobileSymbian OS eAndroid.
Abaixo, vamos explicar um pouco sobre cada um eles:
Windows Mobile
É o sistema operacional desenvolvido pela Microsoft especialmente para dispositivos móveis. Windows Mobile permite uma adaptação mais rápida de aplicativos desenvolvidos, a princípio, para o Windows do seu computador (ex.: Word, Outlook, etc).
Além disso, promove facilmente a conexão de seu aparelho celular a uma rede sem fio. Recentemente, sua versão passou a apresentar suporte nativo às tecnologias Wi-Fi e Bluetooth, sem que seja preciso arquivos extras para acessá-los.
Windows Mobile contém integração com o Microsoft Exchange Server 2003, o que implica em possibilidade de sincronia de emails e arquivos pessoais entre o seucomputador de mesa ou notebook e o seu celular. Também disponibiliza o acesso ao Windows Media 9 series.
Como ponto extra a favor, o Windows Mobile traz todo o conhecimento e inúmeros aplicativos já desenvolvidos e garantidos pela Microsoft, empresa presente há anos no mercado de tecnologia e uma das grandes responsáveis pela grande revolução deste meio nos últimos tempos.
iOS
O sistema operacional do Iphone é tido como um dos mais avançados. Com uma prática interface, ótimas ferramentas e estabilidade, o iOS é a base do iPhone.
Ele apresenta uma interface multi-toch extremamente funcional. Independente do que esteja utilizando no celular, você tem o controle absoluto apenas pelo toque do dedo. E o enfoque deste sistema operacional é na multitarefa, possibilitando que o usuário consigar rodas seus aplicativos favoritos e anternar entre eles rapidamente, sem impacto no desempenho.
Um dos recursos mais atraentes é o FaceTime: a chamada de telefone por vídeo. Basta um toque para ver seus amigos e familiares enquanto conversa com eles - isso entre aparelhos iPhone 4 via WiFi.
O iOS possui a maior plataforma de aplicativos do mundo. São mais de 200 mil! Para isso, a Apple coloca à disposição  dos desenvolvedores de terceiros uma grande variedade de ferramentas para que eles criem aplicativos que redefinem o telefone móvel. É só acessar a App Storee baixá-los com apenas um toque.
Symbian OS
Desenvolvido por um consórcio de várias empresas de telefonia, é um sistema operacional para aparelhos móveis com sistema modular.Exatamente por ser um sistema modular, o Symbian OS permite que cada um destas empresas constantes no consórcio que o criou desenvolva a sua própria interface.
Symbian OS permite o desenvolvimento de sistemas diferenciados, que vão desde textos em telas simples e monocromáticas até sofisticados sistemas disponibilizados em smartphones de marcas como Nokia e Ericsson.
Destas duas grandes empresas, a interface desenvolvida para o Symbian OS mais conhecida pelo público é a Nokia Series 60Symbian OSfoi construído principalmente para gerar economia de recursos em aparelhos móveis, por isso, traz consigo diversos mecanismos para assegurar que os aplicativos do aparelho vão utilizar a menor quantidade de memória possível.
Os aplicativos do Symbian OS são assegurados através de mecanismos que fazem pouco uso do processador da máquina e oferecem uma grande quantidade de serviços de rede. 
 
Android
Em 2007, foi criado um consórcio chamado Open Handset Alliance formado por 47 empresas e liderado pelo Google. A função desta reunião de empresas era criar um novo sistema operacional para celulares que fosse um sistema aberto, ou seja, sem que fabricantes tivessem que pagar licença de uso. O nome deste sistema adivinha qual é? Isso mesmo: Android.
Seu grande diferencial é que, como o código é liberado, programadores de todo o mundo criam aplicativos, ou seja, pequenos programas para rodar nos celulares que tenham o sistema. Esses aplicativos ficam todos catalogados e à disposição dos usuários naAndroid Marketuma loja virtual acessível via celular, muitos deles gratuitos.
A grande vantagem é que você melhora as funções do telefone móvel através de programas que são elaborados justamente para isso: melhorar o funcionamento do aparelho. São aplicativos tão variados, como leitores de ebooks, tocadores de mp3, bússolas digitais e, claro, joguinhos. Já falamos até sobre um deles, o Google Goggles no blog da Lu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário