sábado, 14 de abril de 2012

"Participação em todo o Rio Grande" artigo dos secretários Vinicius Wu e João Motta

Gabiente Digital
14/4/2012 às 19:35h

Em Abril, realizaremos a décima quarta edição da Interiorização de Governo do Estado do Rio Grande do Sul. São eventos mensais, realizados desde janeiro de 2011, nos quais o Governo do Estado transfere, por um dia, sua capital a algum município do interior do estado.
A primeira dessas atividades ocorreu na cidade de Piratini, ainda no primeiro mês da atual administração. Desde então, o Governo percorreu todas as regiões do estado, reunindo milhares de cidadãos – dos mais diversos segmentos da sociedade – consolidando o que é hoje a atividade mais importante de participação e interação direta do Governador com a população gaúcha.
Realizamos, ainda, mensalmente, os Encontros para o Desenvolvimento, que são atividades igualmente coordenadas pelo Gabinete do Governador, mas com metologia distinta e que também adquiriram um significado especial, complementar às interiorizações. Os “Encontros” já estão em sua sétima edição.
As Interiorizações e os Encontros para o Desenvolvimento compõem o Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, que reúne diversas formas da cidadania participar das decisões públicas. Nesse sistema, a participação presencial combina-se com a digital. Nas Interiorizações, por exemplo, a população pode interagir diretamente com o Governador através do Gabinete Digital – experiência que, por sua vez, já rendeu três prêmios nacionais de inovação na gestão pública ao Governo gaúcho.
Queremos que o Rio Grande volte a ser referência internacional no campo da governança democrática, inovando a partir do Orçamento Participativo – que inspirou experiências semelhantes em diversas partes do mundo – e valorizando experiências consagradas no estado como a da Consulta Popular.
Sabemos que o combate às desigualdades regionais – compromisso do atual governo – é um desafio a ser compartilhado por toda a sociedade. As Interiorizações contribuem para a conformação de um verdadeiro movimento cívico de resgate de regiões deprimidas economicamente e que enfrentam os inúmeros efeitos da ausência de políticas públicas voltadas à promoção da equidade e do desenvolvimento regional. O Programa de Combate às Desigualdades Regionais, coordenado pelo Gabinete do Vice-Governador, é objeto de debate e apresenta ações concretas em nossas visitas ao interior.
Ouvindo a população local e suas representações, independente de suas opções partidárias e ideológicas, o Governo gaúcho vem construindo, nas diversas regiões, um rico diálogo, capaz de contribuir para um estado mais equilibrado e coeso regionalmente.
A próxima Interiorização ocorrerá na cidade de Rio Grande, palco de profundas transformações econômicas nos últimos anos. Queremos apresentar o resultado de inúmeros esforços voltados ao desenvolvimento sustentado da região. O dinamismo econômico de setores como o naval e da indústria do petróleo e gás deve servir à redução das desigualdades, o que não é possível sem a ação indutora do Estado e a melhoria e ampliação dos serviços públicos prestados à população local. Em Rio Grande, queremos reafirmar nossa estratégia de desenvolvimento, construída com a colaboração de amplos setores sociais.
Com diálogo e participação estão sendo abertos os caminhos para um futuro no qual a prosperidade de cada região ou segmento econômico sirva integralmente à construção de uma vida melhor para todo cidadão e cidadã gaúcha, não importando em qual região do estado tenha optado por viver.
Vinicius Wu – Secretário Chefe de Gabinete do Governador e Coordenador do Gabinete Digital e das Interiorizações de Governo
João Motta – Secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã
Artigo publicado no jornal Zero Hora em 14 de abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário