quarta-feira, 25 de outubro de 2017

MELHOR EVENTO DE CARROS ANTIGOS DO MUNDO -MERCEDES-BENZ 1929 GANHA CONCURSO DE PEBBLE BEACH

Tido como o melhor evento de carros antigos do mundo, Concurso de Elegância na Califórnia premiou modelo criado por Ferdinand Porsche


1/08/2017 13h16 - atualizado às 19h05 em 21/08/2017

MERCEDES-BENZ 1929 S TOURER GANHOU O BEST OF SHOW EM PEBBLE BEACH (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Imagine um evento de antigos onde os carros são escolhidos a dedo e recebem um convite por carta. Assim é Pebble Beach, realizado neste final de semana em Monterey, Califórnia. O Concurso de Elegância é o maior evento da semana de clássicos. O prêmio Best of show foi vencido por um raríssimo Mercedes-Benz 1929 S Barker Tourer, restaurado há apenas uma semana. O mais curioso é quem projetou esse clássico: ninguém menos que Ferdinand Porsche.

O roadster S Barker Tourer foi enviado diretamente da oficina de Steve Babinsky, em Lebanon, Nova Jérsei, para a outra ponta do país. Ele estava há anos à espera da restauração. "Nós tínhamos esse carro faz muitos anos. A questão era restaura-lo ou não restaurar. Em sempre odeio restaurar algo que não tem necessidade. Mas finalmente encontramos fotos suficientes (do carro original) e chegamos a conclusão de que ele precisava ser restaurado", afirma Bruce McCaw, de Bellevue, Washington. O carro foi entregue originalmente aos cuidados de um tal de Capitão Miller, representante de Earl Howe, fundador do clube de pilotos da Inglaterra. 
Valeu a pena o esforço e correria, o principal prêmio é algo que coroa um clássico para sempre. O Concours d’Elegance reuniu 204 carros de 15 países e 31 estados americanos, em um total de 54 competidores que nunca haviam inscritos seus clássicos no concurso. O segundo lugar ficou para uma Ferrari 315 S Scaglietti Spyder 1957 (última foto).
Como o nome indica, a Barker Coachwork fez a carroceria. Até o pós-Segunda Guerra Mundial, os fabricantes de altíssimo luxo apenas entregavam os chassis e mecânica montados, o resto do serviço era feito de maneira personalizada pela encarroçadora escolhida pelo afortunado proprietário. E que serviço!
ABAIXO DAS PORTINHAS, HÁ ESTOJOS DE FERRAMENTAS INTEGRADOS AO CORPO DO CARRO (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Feito de alumínio moldado à mão, o corpo do Mercedes manteve o tom polido do material original na cobertura do motor. A carroceria tem formato torpedo, ela estreita depois dos bancos até formar uma ponta aguda e nem tem portas, apenas recortes cobertos por chapas. Por lembrar um barco, esse tipo de traseira tem o nome de boat tail. O tom azul foi inspirado por um vestido de penas de pavão do século XIX. A falta de espaço foi driblada como deu. Abaixo das “portas”, estojos em forma aerodinâmica levam ferramentas e ficam perfeitamente integrados ao conjunto. Já a bagagem vai em um charmoso suporte atrás da cabine.     
“Esse Mercedes-Benz S Barker Tourer é a combinação de velocidade, estilo e força”, disse Sandra Button, chairman do concurso. “De alguma forma, esses três elementos - junto com as fantásticas laterais torpedo -, se tornaram a própria definição de elegância. 
O Mercedes-Benz S de 1927 nasceu como futuro clássico como quase todo supercarro de estirpe. Pense nele como o Bugatti Chiron daquela época, ainda não abatida pela quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929. Até então, os carrões mais caros da Mercedes-Benz eram voltados aos milionários interessados em desfilar pelas ruas e estradas. Não lhes faltava motor, mas um novo chassi e suspensões seriam necessários para triunfar nas pistas. Algo que o gênio de Ferdinand Porsche poderia resolver.

Bem antes de criar a sua própria marca, o projetista trabalhava para outros construtores. Ele criou um chassi mais curto e baixo, além de ampliar o motor a 6,8 litros. Compressores mecânicos já eram usados pela Mercedes-Benz com sucesso, o que ajudou a conseguir até 180 cv, potência que ultrapassaria 225 cv em poucos anos. A velocidade máxima de 175 km/h também seria ampliada, embora fosse o suficiente para competir apenas com os Bugatti e Bentley em fôlego. Os SSK, últimos Mercedes feitos por Porsche, chegam a custar bem mais de R$ 20 milhões em leilões.


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