terça-feira, 20 de setembro de 2011

Seminário Nacional de Transito, RS.

SÍNTESE  DO  SEMINÁRIO   NACIONAL   DE   TRÂNSITO   “SEGURANÇA NO TRÂNSITO E MOTORISTA PROFISSIONAL“. 
Promoção: Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito do Gabinete do Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul
Realização: 12 de setembro de 2011, em Porto Alegre, no Teatro Dante Barone, Assembléia Legislativa.                                                                
                                              Em data supracitada, compareci no Teatro Dante Barone, a fim de participar de Seminário de discussões de quesitos vinculados  à Segurança Viária visando ações preventivas da parte do referido Comitê Estadual para implementar a conscientização de motoristas referente a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito.
                                               No início dos trabalhos, feitas as apresentações, a Psicóloga Sra. Vanessa Garcia de Oliveira, representando a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga explicou o funcionamento do “Programa Transportadora da Vida” que foi escolhido entre 326 programas e é acompanhado pela Fundação. O Programa se faz presente em 7 países, sendo que, as empresas transportadoras de cargas que participam ganham um selo de qualidade e também certificados de qualidade.
Deu vontade de correr, pense em viver!” 
Segundo estatísticas este Programa reduziu em 20% o número de acidentes com óbito para aquelas empresas de transporte que aderiram ao Programa.
Também ocorreram relatos pessoais de acidentes que resultaram em lesões com seqüelas permanentes.  Os principais por embriaguez no volante e não usar cinto de segurança
 Segundo as estatísticas, o cinto de segurança é um grande contribuinte para aumentar o número de lesões aos motoristas e tripulantes dianteiros de veículos. Os tripulantes que ficam sentados nos bancos traseiros, ao não utilizar o cinto de segurança, terminam sendo projetados contra o banco do motorista e o violento choque acaba por causar lesões na medula da coluna do motorista que encontra-se com o cinto de segurança.
Outro grande contribuinte para aumentar o número de lesões chegando até a morte são os ciclistas, motociclistas e pedestres, que tem maior abrangência em ocorrência com morte no Estado.
                                               No PainelAs Ações do RS na Década de Segurança, primeiramente o Exmo. Sr. Beto Grill Vice-Governador passou aos relatos das ações que o Comitê Estadual pela Segurança no Trânsito vem realizando.
Posteriormente, o Deputado Federal Hugo Leal, vice-líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, Presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Trânsito Seguro, teceu comentários sobre a Lei Seca, Lei 11.705, fazendo considerações sobre a transversalidade do tema Trânsito em mais de 15 Ministérios, e que defende a projeção do tema para que saia do chamado 3º escalão, e tenha o “status” de Secretaria Nacional ou até mesmo de um Ministério. Fez o que chamou de “uma modesta sugestão a Presidente Dilma, para que avalie a projeção do tema em seu Governo, pois na visão do especialista, é importante que o Governo proporcione mais seriedade e importância ao assunto, que causa tantas vítimas no Brasil, exemplificando que no Brasil diariamente morrem praticamente o mesmo número de pessoas que vieram a falecer no acidente do avião da TAM. 
O Deputado Miki Breier também contribuiu com seus conhecimentos no tema Segurança no Trânsito, com mais de 50 mil mortes em 1 ano no Brasil e divulgou um dos bons exemplos na área, de Cachoeirinha que diminuiu os acidentes em sua avenida principal.
Breier ainda referiu  As Intermitências da Morte é um livro do escritor português José Saramago publicado em 2005. Sua frase inicial "No dia seguinte ninguém morreu"
O Secretário da Infra-Estrutura, Beto Albuquerque, salientou o exemplo da França, a qual diminuiu sensivelmente as mortes por acidentes naquele país. “Os cidadãos lá da França, foram abordados 12 mil vezes por ano” salienta Beto Albuquerque, e acrescentou “e foi um trabalho focado para diminuir os acidentes, se não houver uma certa centralidade de definições (nº de abordagens, foco no que tem que ser investigado nessa abordagem” ).
Apresentou alguns dados a respeito da pavimentação no Estado. Há cerca de 7.353 km de estradas pavimentadas.
Apenas 140 km de vias duplicadas.
150 km de duplicações em estudo
Em obras de pavimentação para os próximos 3 anos aproximados 1.501 km
Há 104 municípios sem acesso por asfalto
Aproximados 3.635 km de malhas rodoviárias não pavimentadas.
13 obras de ligações entre regiões.
Uma constatação importante, na região de Erechim 13 municípios não tem asfalto.
Obras que estão em planejamento:
Carlos Barbosa x Bento Gonçalves:  23km
Passo Fundo  x   Marau : 13 km
Bento Gonçalves x Farroupilha : 17 km

Concessões Rodoviárias – Pedágios.
7 Pólos de Pedágios criados em 1997. Será criada uma nova modelagem de Pedágios, para um plano de 5 10 ou 15 anos, modelagem esta que poderá ter sugestões dos usuários tais como:
Que tipo de estrada que queremos para 5, 1º ou 15 anos?
Quais os serviços que o concessionário deverá oferecer, e com qualidade? Etc.
Duplicar rodovias com pedágios comunitários também é necessário. Outro exemplo de obra que deu bons resultados foi citada que é a elevada do município de Guaíba,RS,  pois acabaram com os acidentes graves de trânsito que ali aconteciam.
O Doutor Ary da Silva Ungaretti Neto, médico traumatologista, falou sobre levantamento de número de acidentes realizado em Hospitais.
O Engenheiro Rodrigo Kleinubing, Perito do IGP, trabalhou a análise de trânsito envolvendo motoristas profissionais. Salientou que a ejeção do veículo aumenta em 300% a possibilidade de lesões traumáticas gravíssimas.
Os freios ABS e a expansão do Airbag diminuem a força do choque e evitam que motorista e passageiros sofram danos físicos principalmente no rosto, peito e coluna.
Barricadas são interessantes por absorverem o impacto. Já o uso de cinto de segurança oferece taxa de eficiência de 75% de prevenção de lesões fatais          ( dados dos E.U.A.).
As cadeiras de segurança para as crianças salvam 150 crianças por ano nos EUA.
Capacete para ciclistas reduzem 80% os riscos de traumatismo craniano.
E, surpreendentemente, aproximadamente 2.700 pessoas morrem por dia em decorrência de traumas de acidentes de trânsito na Terra.
Nos últimos 20 anos, no que tange a área de saúde,  ocorreu um aumento da gravidade dos traumas e aumento do número de sequelas resultantes de acidentes de trânsito. Também diminuiram o número de leitos hospitalares,  e piorou o atendimento em locais distantes dos grandes centros.
A diária de uma UTI é exorbitante. O custo anual de tratamento invalidez é também altíssimo. Cerca de 30 bilhões são consumidos na patologia de traumas. AS emergências e os Hospitais já estão informatizados mas falta um sistema nacional integrado.
Cita algumas melhorias:
Melhora no transporte de pacientes. O SAMU salva vidas mesmo. E Concluiu dizendo feliz pelo impacto positivo da Lei Seca. 
O Etilômetro passou a ser utilizado para a prova Imprime o grau de álcool no sangue. A alcoolemia só se mede com equipamentos que quantifiquem a quantidade de álcool no sangue. Mas no âmbito judicial não tiram o mau motorista de circulação.
O Perito criminal salientou três efeitos  causados pela inoperância do sistema de freios:
Efeito “abridor de latas”
Efeito “lança-toras”
Efeito “Dominó”, esses efeitos também são oriundos de invasão da contra-mão de tráfego e  má conservação da sinalização.
O acidente de Erechim, do ônibus escolar que ao passar sobre a barragem veio a afundar matando 16 pessoas (crianças) afogadas, foi o acidente que mais chocou nos últimos tempos. O ônibus é o maior veículo de prevenção e o ônibus escolar é mais ainda. Os americandos cuidam muito disso. Fadiga de metal foi a causa desse acidente.
Outro fator de risco é os bancos ancorados em assoalho de madeira. O efeito “dominó” é perigoso. Outro fator de risco para aumentar o número de mortes, é o excesso de jornada de trabalho.
Deve haver uma melhor inspeção técnica e evolução de modelo de vistoria para ônibus municipais e estaduais para o modelo de inspeção técnica segundo o NBN 14040. Os locais de riscos de maior incidências de acidentes fatais, deve ser mapeado.
Outro importante procedimento a ser adotado é a análises multidiciplinar para acidente de trânsito de massa. Tem lições a serem apreendidas com essas análises.
Por fim, os Correios no RS estão com zero por cento de acidente nesta modalidade, graças ao treinamento de seus motoristas. Possui uma pista de treinamento para motociclistas.
Destaca-se inicialmente a motivação do Exmº. Sr. Vice-Governador Beto Grill para o tema e a decisão de dedicar-se com grande empenho junto ao Comitê ao tema Trânsito.
Destaca-se juridicamente a participação do Deputado Federal Hugo Leal autor da lei 11.705/2008, da Lei Seca, a Lei da Vida.
         V.Rauber     Assuntos Jurídicos

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