A Secretaria de Segurança Pública (SSP/RS) está criando um programa para integrar as forças de segurança pública municipais, estaduais e federais. A ideia é criar um sistema que agregue tecnologia, procedimentos operacionais e treinamento policial único para todos os agentes de segurança.
A proposta está em desenvolvimento, com coleta de informações e troca de experiências. Um seminário foi realizado na SSP nesta quarta-feira (16/12/2015), para apresentação do projeto a secretários municipais de segurança e comandantes de Guardas Municipais de 30 municípios gaúchos.
O Sistema Estadual de Segurança Pública (Sesp) prevê a comunicação mais direta entre os agentes de segurança dos municípios e do estado. Inclusive com atendimento de emergência centralizado em um único telefone. Para o chefe de divisão do PROESCI, tenente-coronel Alexandre Aragon, com isso, os serviços serão otimizados.
"O cidadão não pode ser penalizado com doze tipos de serviço de emergência diferentes. Trata-se de uma questão de alocação de recursos, elaboração de estratégias e redirecionamento de esforços. Se a gente tem só uma entrada de ocorrências, sabe-se o que acontece. Mas com doze, como é o caso do Brasil, atualmente, não há condições de ter controle de tudo o que está ocorrendo", justificou Aragon.
Texto: Cristiane Viegas/Ascom SSP
Nenhum comentário:
Postar um comentário